10 municípios do Araguaia seguem sem casos de coronavírus

10 municípios do Araguaia seguem sem casos de coronavírus

Conforme dados da SES-MT na quinta-feira (2), cidades como Araguaiana, Araguainha, Cocalinho e General Carneiro não têm confirmações da doença até o momento.

Por: Andrezza Dias / Semana7

Na quinta-feira (4), a Prefeitura de Araguaiana atualizou o boletim nº 07 da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre os dados relacionados à Covid-19 no município. Até o momento, nenhum caso positivo foi registrado.

A SMS informou que um caso suspeito de Covid-19 está em análise, o paciente fez o teste rápido em Barra do Garças com resultado positivo, porém ao repetir o exame, testou negativo. Ele está em isolamento domiciliar e novas amostras coletadas serão enviadas para a realização do exame RT-PCR em Cuiabá para confirmar ou descartar o caso.

De acordo com o boletim informativo, além do caso suspeito, existem quatro notificações de Síndrome Gripal em Araguaiana.

A administração municipal trabalha seguindo os protocolos de atendimento e segurança do Ministério da Saúde, e reforça o pedido para que a população fique em casa. O isolamento social é a melhor forma de prevenir a disseminação do coronavírus.

Outras cidades

Assim como Araguaiana, outros municípios do Araguaia, próximos a Barra do Garças, também não tiveram casos confirmados de Covid-19 até o momento, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) da quinta-feira (2).

Até o fechamento desta matéria, entre os municípios livres do vírus estão Araguainha, Campinápolis, Cocalinho, General Carneiro, Nova Nazaré, Novo São Joaquim, Ribeirãozinho, Serra Nova Dourada e Torixoréu. 

Pandemia no Araguaia

A situação de algumas cidades que integram o Vale do Araguaia é diferente dos pequenos municípios citados anteriormente. Confresa, Barra do Garças e Querência lideram na incidência de números de casos positivos da infecção viral na região.

Em Confresa, já são 128 pessoas infectadas e três óbitos por conta do novo coronavírus, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. O município é considerado o epicentro da pandemia no Araguaia com a explosão de casos nos últimos dias e a prefeitura cogita lockdown (fechamento total).

Barra do Garças tem 89 casos confirmados e 5 mortes pela Covid-19, os dados são da Secretaria Municipal de Saúde da quinta-feira (4). O município tem apresentado estabilidade no surgimento de novos registros nas últimas semanas. Recentemente, a prefeitura liberou a abertura de bares, lanchonetes e academias, desde que os comerciantes assinem um termo de responsabilidade se comprometendo a seguir as normas impostas.

Segundo a Secretaria de Saúde de Querência, 37 casos de coronavírus e um óbito foram confirmados até a quinta-feira (4). Uma parceria entre poder público e iniciativa privada de Querência está financiando a construção de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na cidade, para melhor atender os pacientes contaminados. 

D TARTAS