Pesquisa Registrada aponta empate técnico na cidade de Nova Xavantina-MT

Pesquisa Registrada aponta empate técnico na cidade de Nova Xavantina-MT

Por: Edson Alves / www.aconteceaqui.net

A corrida eleitoral em Nova Xavantina-MT está polarizada entre o atual Vereador João Bang (PSB) e Vanusa Pazetto (DEM) mulher do ex-prefeito Robson Pazetto. Essa é a segunda pesquisa registrada no município valendo para a eleição municipal de 2020. O Instituto WRSP-ME foi o responsável pela coleta dos dados (pesquisa está registrada no TRE sob o nº MT-00331/2020) realizada no período entre 12 e 13 de Junho de 2020, com 377 entrevistas aplicadas na zona urbana do município. A margem de erro da pesquisa é de 5% pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa teve como objetivo avaliar a projeção de cada um dos pré candidatos a prefeito do município e além disso, apontar os cenários para as eleições de outubro próximo, bem como questionamento sobre obras e pré candidatos a vereador.

Respectivas eleitorais

ESPONTÂNEA: Quando não se apresenta nenhum nome aos entrevistados, a intenção de votos mostra Vanusa Pazetto (26,5%), seguido do vereador João Bang (PSB) com (23,3%) dos votos.

Em terceiro lugar vem Carla Santini (PSD) com (4,0%). Na quarta colocação aparece o atual prefeito Cebola (2,4%) seguido pelo Vice prefeito Ney Welliton com (1,6%) dos votos.

Os demais citados obtiveram menos de 1% de intenção de votos.

Por outro lado 41,4%% de eleitores ainda não decidiram em quem votar.Veja gráfico abaixo.

ESTIMULADA: Quando se estimula, isto é, são apresentados os nomes de pré-candidatos aos entrevistados, Vanusa Pazetto (DEM) vai para 30,8% e o Vereador João Bang (PSB) sobe para 28,9%, ficando tecnicamente empatados, dentro da margem de erro da pesquisa. Tendo assim uma pequena diferença de 1,9% dos votos, em terceiro aparece a pré-candidata a prefeita Carla Santini (PSD) com 4,8%, indecisos e não souberam responder somam 35,6% dos entrevistados.Veja gráfico abaixo.

Se as eleições se definirem em apenas dois candidatos, veja abaixo a situação, subtendendo que as eleições seja entre Vanusa Pazetto (DEM) e o vereador João Bang (PSB).

A disputa entre os dois pré candidatos a prefeito tem um empate técnico com uma diferença de apenas 1,3% dos votos. Veja gráfico abaixo.

PERGUNTA ESTIMULADA APENAS ENTRE OS DOIS CANDIDATOS ACIMA CITADOS.

Em uma segunda cruzada entre o Vereador João Bang (PSB) e a pré candidata Carla Santini (DEM), aponta uma diferença de 27,9% entre os dois candidatos, colocando assim o Vereador João Bang em primeiro lugar. Veja gráfico abaixo.

Pergunta Estimulada em uma cruzada entre os dois pré candidatos acima citados.

Na terceira pergunta cruzada de forma estimulada entre as pré candidatas a prefeita Carla Santini (PSD) e Vanusa Pazetto (DEM), coloca Vanusa Pazetto na frente com 28,3% de vantagem. Veja gráfico abaixo.

Pergunta Estimulada Cruzada, apenas entre as duas pré candidatas a prefeita.

REJEIÇÃO:

Perguntado ao eleitor, destes nomes abaixo, em quem você não votaria nunca para prefeito? Veja as respostas.

Ao avaliar a rejeição dos pré-candidatos, Carla Santini obteve 24,7% dos votos de rejeição, em segundo aparece o nome de Vanusa Pazetto com 23,3% e em terceiro João Bang com 8,2% dos votos. Indeciso e não responderam somam 43,8% dos entrevistados. Veja o gráfico abaixo.

Uma analise de forma técnica, aponta que o Vereador João Bang, tem pequena porcentagem em desgaste politico, mesmo exercendo atualmente sua função no legislativo da cidade, parece levar confiança ao eleitorado local. Por outro lado parece que a pré candidata Vanusa Pazetto carrega em seus ombros o passado do seu esposo o ex prefeito Robson Pazetto. Já a candidata Carla Santini, talvez por não ter vivido ainda nenhuma experiência dentro do contexto politico, traga a falta de conhecimento em gestão pública, acarretando assim a desconfiança da população.

Dentro da pesquisa realizada e registrada conforme previsto em lei, ainda foi perguntado aos eleitores qual seria hoje a obra mais importante para o município de Nova Xavantina. Veja gráfico abaixo.

Gráfico com as respostas das obras mais importantes para o seu bairro?

Foi perguntado de forma espontânea aos entrevistados, se as eleições fossem hoje, você já teria um candidato a vereador. quem? Veja gráfico abaixo.

Dados do registro, conforme as normas estabelecida na lei, dentro das diretrizes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

D TARTAS