Esposa de Vereador de Nova Xavantina, alega ter devolvido dinheiro do auxilio emergencial e mostra comprovante.

Esposa de Vereador de Nova Xavantina, alega ter devolvido dinheiro do auxilio emergencial e mostra comprovante.

Quase 40 mil pessoas devolveram benefício que receberam indevidamente.

Este também e o caso da dona de casa e esposa do vereador João Bang na cidade de Nova Xavantina-MT. Segundo informações da senhora Fernanda Rios Mariano, a mesma ao saber que seu auxilio tinha cido liberada, comentou de imediato com seu esposo, que pediu para que a mesma fizesse a devolução do erário público.

A mesma procurou os meios legais para a devolução do dinheiro. Essa devolução foi feita por meio de Guia de Recolhimento da União (GRUs), que são emitidas pelo site. Conforme na imagem abaixo.

De acordo com números, segundo o Ministério da Cidadania, 39.517 pessoas que não tinham direito ao auxílio emergencial pago pelo governo federal em razão da pandemia devolveram o dinheiro aos cofres públicos por meio do portal devolucaoauxilioemergencial.cidadania.gov.br.

Um relatório preliminar do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou risco de que 8,1 milhões de pessoas tenham recebido indevidamente o auxílio de R$ 600.

Além de militares, jovens de classe média e servidores receberam indevidamente o auxílio emergencial. Relator do processo que acompanha a implementação, pelo governo federal, do programa de auxílio, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, afirmou que milhões de filhos da classe média alta estão recebendo o benefício indevidamente.

O portal criado pelo governo, porém, permite que qualquer pessoa que tenha recebido alguma parcela fora dos critérios estabelecidos faça a devolução.

QUEM TEM DIREITO A RECEBER O AUXILIO EMERGENCIAL

Têm direito ao auxílio emergencial as famílias de baixa renda cadastradas no Bolsa Família e no Cadastro Único, além dos desempregados (sem seguro-desemprego) e dos trabalhadores informais, como microempreendedores individuais (MEIs) e contribuintes individuais da Previdência Social.

DEFESA

Ainda em sua defesa a senhora Fernanda Rios Mariano, alega que no momento em que foi procurada por um outro site de noticias, a mesma teria respondido e enviado os anexos e fotos comprovando que a mesma teria feito a devolução do dinheiro. Conforme mostra nas imagens abaixo.

Fernanda Rios Mariano, nos informou que de fato o Jornal Araguaia 40° tentou falar com, porém a mesma no momento não estava com o celular, e só ficou sabendo do fato, após a matéria ser vinculada.

Fernanda Rios fala que de forma alguma tentou esconder alguma coisa, e até achou interessante e de forma seria que o Jornal tenha a procurado para esclarecer essa situação. Bem não consegui responder a eles, mais aqui coloco – me a inteira disposição para qualquer dúvida ou esclarecimento sobre quaisquer tipo de assunto. Sei que o site Araguaia 40° deve me procurar novamente, pois afinal estava apenas ele exercendo sua função como comunicador.

O mesmo caso aconteceu também com a filha do ex prefeito Robson Pazetto, a odontologa Vanesa Pazetto, que na oportunidade a jovem profissional confessou ter recebido o dinheiro e acabou dando a versão alegando que há época estava desempregada, segundo disse, o que motivou a pleitear receber e usufruir do benefício. Vanessa apresentou copia do deposito restituindo aos cofres do governo federal no valor de R$ 1.200,00 datado de 17/06. Conforme informado pelo site de noticias araguaia 40° noticiou.

Por: Kenys Martins / www.aconteceaqui.net

D TARTAS