Vídeo mostra momento em que conselheiro afastado tenta se livrar de cheques

Vídeo mostra momento em que conselheiro afastado tenta se livrar de cheques

Um vídeo das câmeras de segurança do edifício Maruanã flagrou o conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Waldir Teis, descendo as escadas e tentando se livrar dos cheques. Ele não percebe, mas um policial federal está atrás, e faz o flagrante assim que ele joga os objetos no lixo.

Isabela Mercuri
Olhar Direto

Como magistrado, no entanto, o conselheiro tem imunidade que restringe a possibilidade prisões quando se tratar de crimes afiançáveis, e por isso não houve prisão em flagrante.

A ordem para a prisão foi proferida pelo ministro Raul Araújo, relator da Operação Ararath no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e teve como base relatório da Polícia Federal.

O conselheiro, que é investigado por corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro no âmbito da Ararath, foi denunciado nessa terça-feira (30) pela conduta que levou à prisão preventiva.

O dia do crime

Em 17 de junho, cumprindo as medidas cautelares autorizadas pelo STJ, policiais federais e membros do MPF estiveram em 19 endereços ligados aos investigados da Operação Ararath.

Durante as buscas no escritório do conselheiro do TCE, a Polícia Federal flagrou o investigado tentando destruir cheques assinados em branco e canhotos de cheques, jogando-os na lixeira do prédio, depois de descer correndo 16 andares de escada.

D TARTAS