Estamos em outubro, mês de conscientização do câncer de mama

Estamos em outubro, mês de conscientização do câncer de mama
Loisane Regina Ames Abelha
Especial para a bronca popular

Eu sou paciente oncológica, descobri um câncer de mama em dezembro de 2019 através de auto exame. Eu tinha feito todos os exames preventivos em abril de 2019, inclusive mamografia, como faço todos os anos, mas nunca deixei de fazer o auto exame religiosamente todos os meses, e isso foi primordial para o meu tratamento.

Agora peço à todas as minhas amigas, independentemente da idade, que se toquem. O câncer de mama tem cura se descoberto precocemente.  

Não tenham medo do diagnóstico, embora o diagnóstico seja assustador, há tratamentos de ponta disponíveis.  

Se o seu resultado for positivo, busque tratamento imediatamente. Se for pelo SUS, faça vaquinhas, rifas, mas agilize os exames na rede particular, porque sabemos que o SUS é demorado, e com os exames em mãos o tratamento é mais rápido.  

Se você tiver plano de saúde, busque bons profissionais, eles serão imprescindíveis no seu tratamento, quanto mais humanizado melhor você irá se sentir.  

Foto lo.jpg

Busquem informações com pessoas que já passaram por isso, esqueçam o “dr. Google”, essas pesquisas só irão te amedrontar.  

Não tenham medo de perder o cabelo, os pelos, as sobrancelhas, tudo isso, cresce.

Se precisar fazer cirurgia e tiver que tirar a mama toda, já existe protocolo no SUS e nos planos de saúde para reconstrução das mamas. E, quando você descobre logo no início como no meu caso, que era bem pequeno, há uma pequena cicatriz quase imperceptível.  

Não tenham medo dos medicamentos e seus efeitos colaterais, eles variam de paciente para paciente, e se você se alimentar bem, dormir bem, eles serão mais suaves.  

Tenha fé em Deus, em Buda, em Alá, qualquer que seja sua crença, TENHA FÉ. Acorde todos os dias com vontade de vencer e vença. Não esmoreça! 

Não tenham medo da radioterapia, é indolor.   Quanto mais precoce for o início do tratamento, menos sessões de quimioterapia e radioterapia você fará.  

Conte com sua família, ela será muito importante para sua saúde emocional, mas se não for possível, tenha alguns amigos para emprestar o ombro quando você precisar chorar, e é normal que você tenha medo e chore.  

Tenha fé em Deus, em Buda, em Alá, qualquer que seja sua crença, TENHA FÉ. Acorde todos os dias com vontade de vencer e vença. Não esmoreça!   

Meu nome é Loisane e se quiser conversar comigo meu Instagram é @loisane. Será um prazer te ajudar!   

D TARTAS