Marinha do Brasil realiza curso de Formação de Aquaviário em Santa Terezinha

Marinha do Brasil realiza curso de Formação de Aquaviário em Santa Terezinha

Cerca de 14 participantes receberam a carteira profissional para pilotar embarcações aquaviárias após o processo de qualificação

Andrezza Dias
Da Redação

Em uma parceria, a Agência Fluvial da Marinha de São Félix do Araguaia e a prefeitura de Santa Terezinha realizaram na semana passada o curso de Formação de Aquaviário – Marinheiro de Convés Nível I. Cerca de 14 participantes receberam a carteira profissional para pilotar embarcações aquaviárias após o processo de qualificação.

A entrega dos certificados e das carteiras foi realizada na noite da última sexta-feira (25), na Escola Municipal de Educação Infantil e contou com a presença do capitão tenente Joecy da Agência Fluvial de São Felix do Araguaia.

Além do capitão, também estiveram presentes a equipe de instrutores, a secretária de Turismo, Ises Ferretto, a secretária de Educação e Cultura, professora Elza e o coordenador da secretaria de Turismo, Amarildo Alves. 

O curso de marinheiro fluvial auxiliar de convés nível I é destinado ao preparo de profissionais para o ingresso na Marinha Mercante como aquaviário para atuar como comandantes de embarcações de até 10 AB na navegação interior. 

Em Santa Terezinha, essa qualificação atende pilotos que trabalham comercialmente, pois o município recebe uma quantidade significativa de turistas que buscam a pesca esportiva no rio Araguaia, bem como durante a realização do Festival de Praia no mês de julho, o que leva a necessidade de embarcações adequadas com pilotos qualificados profissionalmente para atender a demanda. 

Diversos proprietários de embarcações sobrevivem exclusivamente deste trabalho no município e a qualificação profissional realizada pela Marinha do Brasil em parceria com a prefeitura contribui com o segmento. 

O comandante Joecy e sua equipe se deslocaram de São Félix do Araguaia até Santa Terezinha pelo rio Araguaia em uma viagem de aproximadamente cinco horas que percorreu a distância de 156 km.

(Com informações do Vip Araguaia) 

D TARTAS