Chuva na Região de Barra do Garças, Nova Xavantina, Pontal e Torixoréu ameniza calor

Chuva na Região de Barra do Garças, Nova Xavantina, Pontal e Torixoréu ameniza calor

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão para os próximos três dias é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Wesley Robson
Redação

InmetPrevisão de Tempo

Na Região de Barra do Garças o dia amanheceu neste domingo (11), com a tão aguardada chuva que ajuda a amenizar o calor intenso que os moradores vêm sofrendo nas últimas semanas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a previsão para os próximos três dias é de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.  

A umidade também aumentou significativamente, variando entre 50% a 80% neste fim de semana. No entanto, mesmo com a trégua da chuva, os termômetros ainda irão continuar marcando altas temperaturas neste sábado, apresentando uma mínima de 27°C e uma máxima de 42°C.  

Com as altas temperaturas, o Inmet fez uma alerta para grande onda de calor que afeta boa parte do estado de Mato Grosso, incluindo o município de Barra do Garças. O grau de severidade indica grande perigo para a saúde humana, incluindohipertermia e risco de morte com as temperaturas 5ºC acima da média por período maior do que cinco dias.  

Morte por hipertermia

Três idosos morreram em Barra do Garças na sexta-feira (9), conforme o Corpo de Bombeiros as causas seriam as condições climáticas dos últimos dias. Diante da severidade da situação os militares alertam o risco de morte principalmente entre os idosos e as crianças.

A recomendação é se hidratar com água, suco, entre outras bebidas refrescantes naturais, além de evitar exposição direta ao sol das 10h às 17h.

O ideal é ficar em ambientes frescos, se possível, climatizados e umidificados. As atividades físicas também devem ser evitadas em horários impróprios.

Veja como fica a temperatura para essa semana em Torixoréu e Nova Xavantina -MT

Torixoréu mesmo com uma pequena chuva de sábado para domingo, o clima amanheceu bom na cidade e a previsão de chuva para esta semana.
Nova Xavantina, mesmo após a chuva de sexta para sábado, o clima volta a ser quente durante toda a semana.

D TARTAS