Prefeito de Barra do Garças Dr. Adilson convida prefeitos do Araguaia para discutir regionalização do Pronto Socorro Municipal

Prefeito de Barra do Garças Dr. Adilson convida prefeitos do Araguaia para discutir regionalização do Pronto Socorro Municipal

O prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, se reuniu na última terça-feira (01/06),com prefeitos e secretários municipais de Saúde de cinco cidades da região, para discutir os impactos da pandemia no sistema público de saúde e buscar soluções para evitar o colapso na Saúde.

Foram convidados pela Prefeitura de Barra do Garças os prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal “Portal do Araguaia” e o município goiano, Aragarças. Desses, estiveram presentes o secretário de Saúde de Araguaiana, Narcisio Corrêa; o prefeito de Ribeirãozinho, Ronivon Parreira e a secretária, Rafaela Ferreira, a secretária de Saúde de Novo São Joaquim, Camila Pestana, os secretário de Saúde de Torixoréu, Magno Vieira; os secretários de Saúde e Administração de Ponte Branca, Regiele Parreira e Caíro Roberto.

Na reunião, os secretários de Planejamento e Finanças de Barra do Garças, Cleber Fabiano e Fábio Tadeu Weiler, expuseram a situação atual do município em relação ao orçamento para Saúde. De acordo com os secretários, os valores gastos de janeiro a maio de 2021 ultrapassam o orçamento que foi definido no ano anterior.

De acordo com o secretário Cléber Fabiano, os gestores públicos não previram o agravamento da pandemia no ano de 2021, desta forma o orçamento definido não cobriu as despesas da saúde pública no município e, em consequência disto, os recursos que seriam destinados a outras pastas estão sendo remanejados para cobrir as despesas da área da saúde.A prefeitura de Barra do Garças destinou até o mês de maio cerca de 41,23% de recursos próprios para a Saúde, quase três vezes mais que os 15% anuais definidos por lei para os municípios. Dos mais de R$ 87 milhões orçados cerca de R$ 51 milhões, já foram empenhados até o mês de maio de 2021, neste período o município utilizou 58,91% do valor total do orçamento definido para este ano.

Além do agravamento dos casos de Covid-19 no município e consequentemente o aumento de internações na UPA e no Pronto Socorro Municipal, Barra do Garças tem recebido pacientes de outras cidades da região e até mesmo de outros estados, como expôs Salete Lauermann, representante da Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito Dr. Adilson, pediu aos representantes dos municípios presentes que juntos discutam uma saída para evitar o colapso na Saúde de Barra do Garças. “Todo cidadão tem direito à saúde de qualidade, mas se nós não resolvermos essa questão orçamentária o quanto antes eu não vejo outro destino, senão o colapso.

Estamos fechando as contas com déficit, se continuar assim não conseguiremos tratar dos pacientes da nossa cidade e nem os que vêm de fora”, explicou o prefeito.De acordo com o prefeito Dr. Adilson e os secretários presentes, a principal medida para controlar o orçamento da Saúde no município, seria regionalizar o Pronto Socorro Municipal. O local já atende pacientes de diversos municípios, mas não funciona como Hospital Regional e recebe menos recursos financeiros do que hospitais com menos demanda.

Outra sugestão dada pelo prefeito Dr. Adilson é alinhar as medidas contra a propagação do vírus, com os municípios vizinhos. Incluindo o alinhamento dos decretos municipais e reforçar as medidas de biossegurança e fiscalização contra festas clandestinas e eventos que promovam aglomerações.

Outra medida importante definida durante o encontro é o diagnóstico precoce para pacientes de Covid-19 para evitar que as pessoas contaminadas agravem seu quadro clínico antes de procurarem atendimento médico. “ Muitas pessoas demoram a ir ao médico, e quando finalmente procuram por atendimento seus sintomas já estão muito avançados. Por isso precisamos identificar os casos positivos e tratar desses pacientes desde o início da doença”, declarou o prefeito.Os representantes dos municípios do consórcio Portal do Araguaia devem se organizar em breve para pleitear junto ao Governo do Estado que seja implantado o Hospital Regional em Barra do Garças, para atender as demandas dessa região, garantindo atendimento de qualidade para todos.

admin