General Carneiro espera autorização para iniciar vacinação em adolescentes contra Covid

General Carneiro espera autorização para iniciar vacinação em adolescentes contra Covid

Município já atingiu a imunização do público acima de 18 anos e aguarda liberação para incluir novos grupos no plano de vacinação

Após imunizar contra a Covid-19 toda a população acima de 18 anos, o município de General Carneiro aguarda autorização do Plano Nacional de Imunização (PNI) para começar a vacinar o público a partir dos 17, segundo informou a Administração Municipal, na quarta-feira (18/8).

De acordo com Flávia Vigato, enfermeira responsável pela UBS Ana Soares de Lima, unidade onde é realizada a imunização, cerca de 120 doses da vacina estão paradas. Algumas destas doses serão aplicadas nas pessoas que ainda não compareceram para receber o imunizante, pois estavam infectadas com a doença

No final de julho, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou a inclusão de adolescentes de 12 a 17 anos no PNI. Adolescentes com comorbidades serão os primeiros a serem imunizados.

As prefeituras precisam obedecer à liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a qual permite somente o uso do imunizante da Pfizer para ser aplicado neste público.

Ao menos nove capitais já iniciaram a imunização de jovens com comorbidades a partir de 17 anos devido ao avanço da vacinação dos adultos com a primeira dose, entre elas São Paulo, Brasília, Campo Grande e Manaus. Em Mato Grosso, a prefeitura de Cuiabá começou um levantamento de quantos adolescentes devem ser incluídos no próximo grupo de vacinação.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informou que os municípios que concluírem a vacinação da população com idade até 18 anos devem notificar o órgão estadual por meio dos Escritórios Regionais de Saúde. Após isso, a pasta deixará de encaminhar as primeiras doses de vacina aos municípios e enviará apenas as segundas doses para completar o esquema vacinal. Além disso, a SES também solicitará a devolução das primeiras doses restantes para que seja remanejada a outros municípios que ainda não concluíram a vacinação dos grupos prioritários.

Com relação a vacinação de menores de 18 anos, a SES esclareceu que o estado de Mato Grosso segue as recomendações do Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde e, até o momento, não há orientações oficiais quanto à imunização ou envio de remessas de novas doses para atender este grupo.

 

 

 

Visualizações 634

admin