Prefeitura Municipal realiza limpeza e desobstrução de boca de lobo em Nova Xavantina

Prefeitura Municipal realiza limpeza e desobstrução de boca de lobo em Nova Xavantina

Layrana Araújo

Em períodos de chuva, a presença de resíduos, entulhos ou qualquer outro objeto nas bocas de lobo,  contribui para a poluição do Rio das Mortes. Com o objetivo de reduzir essas ocorrências o Café Camarada, Prefeitura Municipal e  Projeto Rio Limpo Rio Lindo realizou limpeza e desobstrução de materiais sólidos, retidos durante a chuva no último domingo (26.09). O objetivo é que o lixo não obstruísse  a drenagem das águas, garantindo o escoamento.

A boca de lobo tem a função de absorver a água da chuva que escorre pela rede coletora no subterrâneo. A limpeza e desobstrução dessa estrutura é de fundamental importância para o bom funcionamento do sistema de drenagem de águas pluviais, pois evitam inundações, que além de causar transtornos, prejudicam também a saúde pública. Entretanto, para evitar as enchentes a colaboração da população é essencial.

Vários membros do projeto  Rio Limpo Rio Lindo trabalharam no fim de semana, vistoriando todas bocas de lobo  que caem no Rio das Mortes no perímetro urbano de Nova Xavantina. Porém o trabalho de desobstrução foi realizado na boca de lobo localizada abaixo da ponte sobre o Rio das Mortes.

De acordo com o Articulador do Projeto Rio Limpo Rio Lindo, Valteri Araújo, cerca de 40 sacos de lixo foram  foram retirados do local. O trabalho iniciou as 5h da manhã de domingo (26.09) com término as 14h da tarde, somando mais de 9h de serviço. Confira a entrevista com o Valtinho na integra:

O fim de semana foi excelente para nosso Rio das Mortes, sem dúvidas. Houve três ações, simultaneamente, o Caiaque ecológico, com apoio da Secretaria de Turismo, aconteceu também uma ação no Bairro Xavantina Velha, desenvolvida pela presidente do bairro, a terceira ação foi realizada pelo Projeto Rio Limpo Rio Lindo nos bueiros da nossa cidade. Nós vistoriamos os bueiros que caem diretamente no rio, e uma segunda equipe trabalhou no boeiro próximo a ponte. Uma grade foi colocada no bueiro, no intuito de impedir que o lixo chegasse ao rio. Com apoio da Prefeitura Municipal a ação será desenvolvida em todos os bueiros do município. Inclusive está sendo confeccionado uma grade com mais de 5 metros de cumprimento, para desempenhamos o serviço de melhor forma, e tenho certeza que o resultado será grande. Agradeço de forma especial ao Café Camarada parceiro do Projeto, a Prefeitura Municipal, e a Secretaria de Turismo, pelo apoio ao projeto desenvolvido no meio ambiente, Deus ilumine vocês.”

O portal de Notícias O Roncador parabeniza todos os voluntários envolvidos nas três ações do último fim de semana, e alerta a população para não jogar lixo ou entulho nas vias, praças e rios, pois, além de sujar a cidade, poluir nosso rio,  também contribui para a proliferação de inúmeras doenças.

 

 

Visualizações 112

admin

admin